SEMINÁRIOS DEB – 23/11

Seguindo com a programação, convidamos todos a participar do próximo seminário do Departamento de Engenharia Biomédica (DEB-UFRN)

ítulo: NEDGlove: Um sistema computacional para reabilitação motora virtual e interativa
Resumo: O laboratório Natalnet (www.natalnet.br) possui uma longa experiência com projetos de realidade virtual e desenvolve um projeto para construção de uma luva de dados para apoio a colheita de produtos hortícolas. Para realizar testes de sensores da luva foi desenvolvido um ambiente virtual que simula uma mão humana. Esse ambiente de visualização foi desenvolvido com o Unity 3D. O conjunto de informações capturadas pela luva possui uma aplicabilidade clara para aplicações ligadas a reabilitação de pacientes com sequelas nas mãos. Desta forma, o presente projeto visa criação de um sistema de hardware e software para uso em sessões de reabilitação virtual. Pretendemos ainda desenvolver nesse projeto um jogo de computador, a ser usado em sessões de fisioterapia, que será controlado pela paciente quando ele estiver usando uma luva com sensores . Os jogos serão desenvolvidos para atenderem o proposito de uma sessão típica de fisioterapia, mas as interações estarão disfarçadas de interação de jogo de computador, utilizando a metodologia de gamificação, a fim de aumentar o engajamento do paciente na realização da sessão.

Palestrante: Dr. Rummenigge Rudson Dantas
Professor da Escola de Ciência e Tecnologia, UFRN
Possui graduação em Ciências da Computação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação pela UFRN. Possui experiência na área de Realidade Virtual, Sistemas Distribuidos e Aplicações Mutimídia, com ênfase no desenvolvimento de Ambientes Virtuais para Web.

Data: 23 de Novembro, quarta-feira
Hora: 17:00h
Local: Auditório do Centro de Tecnologia
Inscrição: Acesse https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91800351 e clique no link “Clique aqui para fazer a sua inscrição” no fim da página.