Já se viu admirando o brilho no céu de uma noite estrelada? Além de belas, as luzes emitidas pelos astros também contêm muitas informações a respeito das características deles. Nos próximos dias 21 e 28 de novembro, das 9h às 11h, acontecerão dois colóquios, ministrados pelo professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Francisco Edson, que irão mostrar como a espectroscopia (estudo da interação entre a radiação eletromagnética e a matéria) e o efeito Doppler (mudança na frequência de uma onda quando a fonte e o observador estão em movimento relativo) contribuem para analisar a luz que chega das estrelas e das galáxias a fim de determinar sua temperatura, composição e velocidade em relação à terra.

No primeiro encontro, no sábado 21, o tema será: Ondas eletromagnéticas, radiação térmica e o espectro das estrelas. Já no segundo, sábado 28, será A estrutura atômica, a espectroscopia da luz e o efeito Doppler. O evento, que acontecerá de maneira on-line através do Google Meet, conta com carga horária de 4h e não requer nenhum tipo de conhecimento matemático ou físico de nível universitário. O link dos encontros estará disponível para os que se inscreverem através do Sigaa, sendo enviado por e-mail na noite anterior ao encontro.