O Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFRN abre vagas para o mestrado e doutorado no Laboratório de Plasticidade de Circuitos Neurais coordenado pelo Prof. Rodrigo Romcy-Pereira. O Laboratório investiga os mecanismos neurobiológicos de plasticidade em redes neurais envolvidas no estabelecimento de comportamentos sociais. Utilizamos um modelo animal de desordem do neurodesenvolvimento para estudar alterações eletrofisiológicas e comportamentais durante o período pós-natal e adulto.

Os projetos relacionados às vagas têm como foco a aplicação de métodos computacionais para a análise de (1) sinais neurais intracerebrais coletados a partir de matrizes de multi-eletrodos, (2) sinais sonoros de vocalizações ultrassônicas emitidas por animais durante o desenvolvimento e (3) imagens de vídeos para integração de comportamentos.Possíveis atividades a serem conduzidas: avaliação padrões oscilatórios de potenciais de campo, atividade unitária neuronal, respostas evocadas extracelulares corticais e/ou acoplamento entre vocalizações ultrassônicas e comportamento durante interação social.

As estratégias metodológicas podem incluir: análises de séries temporais (p.ex. análises de Fourier, coerência), métodos de aprendizagem de máquina (p.ex. redução de dimensionalidade, classificadores), e estatística em linguagem Python/Matlab com o objetivo de compreender os padrões de desenvolvimento neural. Os candidatos devem apresentar um projeto e ter seu CV Lattes atualizado.

Contato: rnrpereira@neuro.ufrn.br

Categorias: Cursos / Eventos